0item(s)

Nenhum produto no carrinho.

(21) 3864-3148
(21) 98922-0995

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Qual a diferença entre a Planta Baixa e o Projeto Arquitetônico?

Qual a diferença entre a Planta Baixa e o Projeto Arquitetônico?
25 de setembro de 2019 4 comments

ual a diferença entre a Planta Baixa e o Projeto Arquitetônico?

Estaremos buscando esclarecer da melhor maneira possível o que o cliente pode esperar da planta baixa e o projeto arquitetônico completo.

Observação importante:
Ressaltamos que as imagens abaixo, foram criadas por nós da Aquiprojetos e não nos responsabilizamos se forem utilizadas para construção sem nossa autorização previa.



O que é a planta baixa cotada?

Abaixo temos uma ilustração, de um exemplo de planta baixa cotada, para ajudar nosso leitor.



A planta baixa é um dos elementos do projeto completo, ela contém as seguintes informações, medida de elementos como janela, porta, parede, área de cada cômodo e nível de piso conforme a Norma de Desenho da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), nome dos ambientes, marcações de corte para representação das outras pranchas de desenho que só vem no Projeto Arquitetônico Completo.



Em que posso utilizar a planta baixa? Quais as vantagens?

Como a planta baixa contém diversas informações sobre os ambientes a serem construídos, diversas medidas, ela ajuda o profissional que vai construir o imóvel, a se planejar quanto a construção e também já informa para ele como vai ficar o posicionamento dos cômodos que o cliente deseja, isto é o mais básico que o profissional precisa saber.



Vantagens:

1) Ajuda ao cliente a estudar os elementos da construção porque contém as medidas, então o cliente pode buscar analisar melhor se é realmente desta forma que deseja que seu novo lar tenha os cômodos distribuídos.

2) Auxilia o profissional executivo com as diversas informações que contém, inclusive até mesmo para que ele possa começar algum orçamento para o cliente, orçamento inicial apenas, para um completo se faz necessário mais informações.

3)O cliente consegue comprar a preço acessível, com maior finalidade de estudo sobre sua construção e decidir se aquele realmente será seu novo lar e assim optando por adquirir um projeto completo com todas as demais informações.

Esses são somente alguns pontos importantes, podendo ser levantado diversos outros.



Da para construir somente com a planta baixa? Vale a pena?

Sim, é possível construir somente com a planta baixa, porém não é o ideal e nem correto, devido a alguns fatores.



Desvantagens:

1) Somente a planta baixa não possibilita o licenciamento da construção na prefeitura da sua cidade. Para isso é solicitado o projeto arquitetônico (Projeto Completo).

2) Como somente a planta baixa não contém todas as informações para construção, muitas coisas o profissional de execução vai precisar improvisar, por consequência sua obra vai sair muito mais cara.

3) A obra tende a demorar muito mais, porque diversas medidas não estão presentes na planta baixa, por exemplo qual a altura das janelas?
Se for uma casa sobrado, qual a altura do primeiro andar da casa?
A planta baixa não contém essas informações e diversas outras, que o profissional de execução vai pensar na hora e executar da forma que achar melhor, podendo não ficar adequado e ter que refazer posteriormente.

4) Não contém os materiais necessários a serem utilizados na obra, logo, o profissional vai comprar o que julgar necessário, podendo desperdiçar muito material.



Conclusão, vale a pena construir somente com a planta baixa?

Não, pois a obra não pode ser licenciada e também sairá muito mais cara no seu final, devido a diversos fatores, vai pesar no bolso do cliente.


Então, por que comprar a planta baixa?

Se você é aquele cliente que ainda está em dúvidas sobre qual projeto adquirir, como a planta baixa custa bem barato, você pode levar para o seu profissional executivo te auxiliar ou até mesmo estudar melhor as opções existentes por conta própria, tendo já várias informações em mãos e a baixo custo, com a decisão feita sobre qual projeto construir, pode adquirir todo restante.



O que é o Projeto Arquitetônico?

Projeto arquitetônico é composto de vários elementos, que são exigidos pela prefeitura dos estados do Brasil, para licenciamento da obra. O projeto arquitetônico é o mínimo necessário para licenciamento da obra e ajudar o profissional executivo com mais informações, podemos ampliar mais ainda as informações de projeto, inserindo projeto elétrico, projeto hidráulico e outros elementos que não vem no projeto arquitetônico, detalhadamente.

O Projeto pode ser dividido em DUAS Partes:


1. ANTEPROJETO:

Criação e Desenvolvimento do CONCEITO, a arte.

2. PLANTAS TÉCNICAS

Descrição da forma, medidas, e outros dados técnicos

EXEMPLO:
















Com a nomenclatura das janelas e portas contidas na planta baixa e suas respectivas medidas e alturas a serem inseridas durante a construção do imóvel.


UMA PEQUENA AMOSTRA DA PLANTA DE ENGENHARIA:




Conclusão:

Como se pode notar, o projeto arquitetônico completo, possui muito mais informações como por exemplo, além de como ficará a fachada do imóvel, diversas medidas de altura e o quadro de esquadrias com todas as informações reunidas. Para elaborar um projeto desta forma, demanda uma grande quantidade de horas de um profis

sional de arquitetura, pois tudo que é elaborado deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as vezes ainda normas internas de condomínios, por exemplo, exigindo o estudo do material de normas do condomínio por parte do profissional de arquitetura, ou seja, é consumido uma grande quantidade de tempo para a elaboração dos elementos acima mostrados, podendo até levar muito mais do que 100 horas de trabalho dependendo de cada caso.

Então entre a planta baixa e o projeto arquitetônico completo, o ideal para que você economize e finalize bem sua obra, dentro

da legalidade é que você adquira o projeto completo, a planta baixa vai te ajudar a decidir qual projeto construir, mas não é o correto que seja usado somente ela para toda a construção.


Ainda tem dúvidas? Chama a gente no whatsapp que te ajudamos. Clique Aqui.

Clique no botão abaixo e veja os projetos que já temos disponíveis, caso queira um personalizado clique aqui e mande para a gente um e-mail.

Essa postagem te ajudou? Vamos habilitar a área de comentários, deixe a gente saber.



Saiba Mais Sobre:


Projetos Elétricos Clicando AQUI


Quer um Projeto Novo ou Personalizado Clique AQUI


Conheça Nossos Projetos




Jozemar SC 23 de fevereiro de 2020 at 10:55
Parabéns, explicação excelente, me ajudou muito, obrigado.Deus vos abençoe
Fernando 18 de maio de 2022 at 11:45
Amei o esclarecimento dado pela equipe de trabalho, desde Angola ???????? recebam os meus mais sinceros parabéns.
.
E só um pedido, será que podem me enviar a planta baixa Piso 1 e Piso 2??.
Delei 30 de dezembro de 2022 at 16:53
Obrigado Fernando!!!
Para acesso as Plantas entre em contato com nosso suporte.
Jessyca 26 de abril de 2023 at 13:18
Por acaso teria como eu ter acesso ao arquivo dwg??

Resp: Olá Jessyca, na compra do Pacote 3 você recebe o arquivo DWG com a prancha configurada para plotagem e edição.