Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Qual a importância do projeto elétrico na obra?

Qual a importância do projeto elétrico na obra?
By Leonardo 2 de setembro de 2019 453 Views

Qual é a importância de um projeto elétrico na obra? Vale a pena?



Neste artigo temos algumas explicações, sobre a aplicação do projeto elétrico em uma obra. Confira mais informações abaixo.


Projeto Elétrico

Um projeto elétrico contém diversos pontos importantes para a construção de uma residência ou edifício como por exemplo os itens abaixo:


1 - Alocação de Caixas de Instalação

2 - Alocação dos Eletrodutos

3 - Planta Elétrica e de Instalações ( Simbologias que representam tomadas, interruptores e outros)

4 - Quadro Elétrico


O estudo de como será distribuído estes itens, em uma residência por exemplo, é primordial para que o construtor consiga mensurar a quantidade de fiação, tomadas, eletrodutos e outros elementos a serem utilizados, durante a obra. De posse de toda lista de material que é elaborada a partir do projeto completo, o cliente/construtor consegue pesquisar preço destes materiais e tem a possibilidade de negociar preços mais baixos, considerando que estará comprando em boa quantidade.

Outro ponto muito importante é que de posse de um projeto bem feito, a conclusão da obra tende a ser mais rápida e a desperdiçar menos material, porque todos os pontos da construção já foram estudados previamente por um profissional da área, contendo a listagem de material necessária para que a obra seja concluída.

O projeto elétrico se torna essencial, pois é nele que é estudado o balanceamento de carga elétrica na residência, de forma que por exemplo, quando um chuveiro quente for ligado, não ocorra queda de luz na sua residência ou um disjuntor desarmando e deixando a água fria, outro exemplo muito bom, é quando temos 1 ou 2 aparelhos de ar condicionados ligados, um projeto elétrico já tem que prever que estes aparelhos serão utilizados e dimensionar toda a instalação para que não ocorra sobrecarga, de forma a causar a queda da energia ou até mesmo no pior caso, um incêndio causado pela fiação elétrica.

É muito comum que instalações elétricas mal dimensionadas, os disjuntores fiquem desarmando, quando se tem ligado um aparelho que exija mais energia, como o ar condicionado por exemplo, o que muitos usuários acabam fazendo é trocar este disjuntor por um de maior amperagem, com isso este disjuntor deixa de desarmar e de desligar a luz que alimenta o ar condicionado, porém existe um problema neste caso, se o disjuntor não esta desarmando e está sendo consumido muita energia e a fiação não está propriamente projetada para aguentar esse fluxo de corrente, ela pode esquentar tanto, a ponto de pegar fogo, isso mesmo, fogo, podendo até causar um incêndio grave, dependendo do local onde esteja passando esta fiação, por isso é extremamente importante que se tenha um bom projeto elétrico em mãos que esteja seguindo todas as normas brasileiras (ABNT), para evitar acidentes graves que podem por a sua vida, de nosso leitor em risco.

Então conseguimos resumir que o projeto elétrico é importante tanto para a questão de economia financeira durante a construção, economizando nos seguintes pontos, em compra de material e também com a obra sendo executada mais rapidamente com menos erros. E no segundo ponto, garantia da segurança da sua residência, pois houve todo um estudo de consumo de energia do local e tudo foi projetado para que aquilo possa ser atendido.


NOTA IMPORTANTE:

Todo projeto elétrico deve ser baseado nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de número 5410 de instalações elétricas e as simbologias da ABNT 5444, para que não se tenha problemas de padronizações ou problemas na aplicação do projeto durante a construção.


Conheça Nossos Projetos