0item(s)

Nenhum produto no carrinho.

(21) 3864-3148
(21) 98922-0995

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

PERSONALIZADO – Estudo de Caso Florianópolis 2023

PERSONALIZADO – Estudo de Caso Florianópolis 2023
11 de abril de 2023 Nenhum comentário

PERSONALIZADO – Estudo de Caso Florianópolis

Durante o *pré-atendimento*, a cliente apresentou suas necessidades específicas de ambientes, juntamente com um croqui (à mão), descrevendo um terreno de 14x8,20m. Observamos que essa área totalizava menos de 120m², o que é um erro comum dos clientes que já possuem alguma construção, descrever apenas a fração que desejam ocupar. No entanto, é fundamental para o técnico avaliar todo o lote, pois as normas e restrições incidem sobre o lote que está documentado. Através do exemplo abaixo, a cliente compreendeu o que precisávamos e nos forneceu as informações adequadas do tamanho do lote real, que era de 14x26m, com um formato losangular verificado através da aferição pelo MAPS.

  • Exemplo 1: O terreno tem 10x25, mas quero construir somente em 8x15.
  • Exemplo 2: O terreno tem 10x25, mas já existe uma casa construída na frente sobrando os fundos com 10x10.
  • Exemplo 3: O terreno tem 10x25, mas comprei somente a fração 5x25.


Durante o *atendimento*, e a compreensão das características do lote e sua ocupação, foi apresentada a construção de uma edificação que inicialmente era de madeira e posteriormente refeita em alvenaria, onde a cliente atualmente reside, e a futura instalação de uma caldeira industrial no final do lote. Compreendendo as especificações, foi orientado à cliente que a fração que desejava edificar não era uma opção viável devido à zona de afastamento da caldeira e, mesmo que não houvesse a futura ocupação da caldeira, mostramos a viabilidade de ampliação da construção existente. Em seguida vemos a evolução da residência ao longo dos anos.


Casa Pré-Moldada em Madeira


Acréscimo de mais um Comodo em alvenaria, inicialmente utilizado como um escritório.


Paredes refeitas em Alvenaria

Nas *reuniões 1 e 2*, levantamos as medidas da construção existente e iniciamos o estudo de anteprojeto modelando e humanizando o espaço para compreendermos a ergonomia e explorarmos o melhor potencial da estrutura atual. Após essa etapa, iniciamos os estudos de ampliação no segundo piso, observando sempre a alocação das paredes principais, estruturais, do primeiro piso. Com isso, elaboramos o conceito do segundo piso, a escada e remodelamos a ocupação do primeiro andar.


I. Levantamos a ocupação do terreno; II. Levantamos a cara; III. Buscamos solucionar os problemas primários como exercício de conhecer melhor o espaço.


Na Primeira Versão, buscamos a otimização máxima do Espaço priorizando atender a demanda com menor custo.

Nas *reuniões 3 e 4*, a cliente mostrou-se incomodada com o tamanho de um dos quartos do segundo piso, então estudamos uma nova formatação do espaço, ampliando o segundo piso e atingindo o equilíbrio da forma desejada, finalizando esta primeira fase. Na próxima etapa, estudaremos a composição da fachada.


Na Segunda versão aumentamos o Segundo Piso priorizando a adição de um ambiente multifunção.


Na Terceira e última versão transferimos a Suíte para trás, ampliando o closet e aproximando os quartos do banheiro compartilhado.

O atendimento dessa cliente foi um estudo de caso em que foi possível demonstrar a importância da compreensão correta do tamanho do lote e suas restrições para a elaboração do projeto de construção. Além disso, a flexibilidade e a busca por soluções viáveis e eficazes foram fundamentais para atender às necessidades e expectativas da cliente.