0item(s)

Nenhum produto no carrinho.

(21) 3864-3148
(21) 98922-0995

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

VALE A PENA ALVENARIA ESTRUTURAL? #01

VALE A PENA ALVENARIA ESTRUTURAL? #01
7 de junho de 2021 Nenhum comentário

Alvenaria estrutural

O que é esse método construtivo, e quais suas vantagens sobre a alvenaria convencional?

Considera-se alvenaria estrutural o sistema construtivo onde as paredes erguidas atuam como elemento estrutural, dispensando o uso de pilares e vigas em concreto armado para sustentação da edificação. Consiste na utilização de blocos com resistência maior que os blocos convencionais e que quando posicionados corretamente, recebem as cargas a que a edificação está sujeita (peso próprio, vento, móveis, pessoas...) e as transmite ao solo, garantindo assim a sustentação do edifício.

Ainda que o método construtivo mais utilizado no Brasil seja a combinação de estrutura de concreto armado e paredes apenas com função de vedação e divisão dos ambientes, a utilização de alvenaria estrutural é um dos métodos mais antigos que se tem conhecimento, sendo observada em diferentes monumentos ao redor do mundo e que apesar de terem sido construídos na antiguidade e com pouco avanço tecnológico, ainda existem, acolhendo e encantando os turistas.


Pirâmide de Gizé


Figura 1: Pirâmide de Gizé (Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/piramides-de-gize/)


Figura 2: Extração de granito para edificação das Pirâmides (fonte: https://www.laurocampos.org.br/)

A Grande Pirâmide de Gizé localizada no Egito, data de aproximadamente 2 560 a.C. é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda permanece de pé.

Durante a construção, foram utilizados cerca de 2,3 milhões blocos de calcário dolomítico com aproximadamente 2,5 toneladas cada, o que torna a pirâmide de Gizé a construção mais pesada realizada por seres humanos.



Muralha da China

Figura 03: Muralhas da China (Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/)


Figura 04: Muralhas da China (Fonte: https://www.todoestudo.com.br/historia/muralha-da-china )

Segundo registros, o início das obras da construção da muralha remonta a 2.000 anos, logo após 221 a.C., quando a China foi unificada pela primeira vez. A construção seguiu ao longo das dinastias que governaram a China de modo que as partes mais antigas hoje em dia não passam de montes de terra enquanto que a parte atualmente acessada por turistas, erguida durante a dinastia Ming (1358–1644), possui cerca de 500 anos de idade.

A Muralha da China foi construída por milhares de camponeses que, em troca do trabalho, eram liberados do pagamento de impostos. A construção conta com aproximadamente 8851,8 km de extensão, além de 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura, sendo feita, em partes, de blocos de pedras, tijolos e taipas e é reconhecida como uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno.


Coliseu

Figura 05: Coliseu em Roma (Fonte: tricurioso.com)


Figura 06: Visão interna das ruínas do Coliseu (Fonte: abril.com.br)

Localizado na cidade de Roma na Itália ,a antiga arena de lutas e espetáculos, hoje em ruínas, foi construída por volta do ano 82 D.C. A estrutura é formada por corredores em forma de anéis e são sustentados por colunas construídas em blocos de pedras calcária. Essas colunas por sua vez, são conectadas ou arquitravados por arcos que além de caracterizarem a arquitetura da edificação, possuem função estrutural.


Alvenaria Estrutural na atualidade

Apesar da grandiosidade destes monumentos, todas as edificações em alvenaria estrutural anteriores ao século XX foram dimensionadas de forma empírica e intuitiva, baseada no conhecimento transmitido entre gerações.

Hoje em dia, é um equívoco pensar que o melhor momento para economizar dinheiro em uma construção é durante a compar de materiais ou contratação da mão de obra. Antes disso, durante o desenvolvimento do projeto, a definição do método construtivo é a primeira escolha que vai influenciar na economia e na eficiência durante a construção. De fato, gastos excessivos com materiais, retrabalho, geração de entulho e falta de mão de obra qualificada são fatores que influenciam diretamente no sucesso econômico de um negócio.

Por isso, o estudo e a utilização da alvenaria estrutural em construções dos mais diversos tipos e tamanhos é cada vez maior pois como os blocos são autoportantes reduzem os gastos com formas de madeira, concreto e aço na estrutura garantindo ainda a agilidade da construção, uma vez que as paredes exercem dupla função: vedação e estrutural.


Figura 07: Sobrado em Alvenaria Estrutural de Concreto (Fonte: forumdaconstrucao.com.br)


Figura 08: Apartamentos de 4 pavimentos em alvenaria estrutural com bloco cerâmico (Fonte: blogdaliga.com.br)

Atualmente, os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica, ambos os tipos fechados lateralmente, não possuindo fundo e disponíveis em diferentes valores de resistência.

A ABNT NBR 6136: 2007 classifica os blocos de concreto conforme:

Classe A – Com função estrutural p/ uso em elem. de alv. acima ou abaixo do nível do solo – > 6 Mpa

Classe B – Com função estrutural p/ uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo – > 4 Mpa

Classe C – Com função estrutural p/ uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo – > 3 Mpa


Figura 09: Elevação de paredes com alvenaria estrutural não armada em blocos cerâmicos (Fonte: aioengenharia.com.br)


Figura 10: elevação das paredes com alvenaria estrutural não armada com blocos de concreto (Fonte: otrentino.com.br)


Fundação

A redução do uso de concreto e aço durante o levantamento da edificação reduz sensitivamente o peso da mesma o que consequentemente permite a utilização de fundações menos robustas e desta forma, mais econômicas.


Instalações elétricas e hidráulicas

As instalações hidráulicas e elétricas são realizadas durante levantamento das paredes com a passagem das tubulações e Eletrodutos entre os vazados dos blocos estruturais. Com isso, dispensamos o corte de paredes, tão comum na alvenaria tradicional durante a realização das instalações e reduzimos o volume de entulho gerado e necessidade de retrabalho no canteiro.


Figura 11: Posicionamento e passagem de Eletrodutos durante a elevação das paredes (Fonte: Escola Engenharia)

O detalhamento com a localização das tubulações e pontos de saídas da devem ser especificados durante a paginação das paredes e constar no projeto de alvenaria estrutural.



Figura 12: Exemplo de paginação de parede com instalações hidráulicas (Fonte: estudiopar.com.br)


Vantagens e desvantagens alvenaria estrutural

Vantagens

  • Redução do consumo de formas de madeira, aço e concreto;
  • Maior rapidez na construção;
  • Custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes;
  • Menor diversidade de mão-de-obra na fase de estrutura (não é necessária equipe de carpintaria, armação)
  • Redução do entulho gerado;
  • Integração com os sistemas de instalações elétricas e hidrossanitários.
  • Maior leveza da edificação, dispensando o uso de fundações mais robustas.

.

Desvantagens

  • Arquitetura e design restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais;
  • Dificuldade para realização de reformas que envolvam mudanças na arquitetura. Como as paredes tem função estrutural, não devem ser removidas ou modificadas;
  • Inibe a mudança do uso dos edifícios (exemplo: de uso residencial para uso comercial).

É possível ainda a construção de edificações mistas, ao combinarmos a alvenaria estrutural com estruturas de concreto armado ou estrutura metálicas permitindo assim maior liberdade na volumetria das edificações e a possibilidade de prédios com maior número de pavimentos. Entretanto, a combinação com outros métodos construtivos tende a reduzir a economia alcançada com o uso apenas de alvenaria estrutural não armada.

Custos relativos aproximados entre as estruturas convencionais e alvenaria estrutura no Brasil


Assim, para a construção de casas e edifícios de até quatro pavimentos, onde as cargas são consideradas relativamente baixas, o uso da alvenaria estrutural não armada com paredes formadas por blocos estruturais é considerada suficiente para suportar todo o peso da edificação (incluindo lajes, telhado, revestimentos e esquadrias) e distribuir esse carregamento ao solo, dispensando assim uso de vigas e pilares.


Clique aqui e conheça nossos projetos! Todos podem ser executados em alvenaria estrutural.