Entenda de forma simples a Diferença de CAD para BIM
Os softwares de desenho podem ser divididos em duas metodologias de trabalho: desenho por linha (CAD) e desenho por informações (BIM).
Desenho por linha (CAD):
(CAD - Computer Aided Design (Desenho assistido por computador))
O CAD é uma representação da transcrição do papel para a máquina, eliminando o redesenho e otimizando significativamente o trabalho. É possível alterar a espessura da linha, esconder partes, alterar a escala e muito mais. Os softwares CAD possuem ferramentas desenho básico.
Exemplos incluem o AutoCAD Básico, SketchUp, CorelCAD, IntelliCAD, entre outros.
Desenho por informações (BIM):
(BIM - Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção)).
No BIM, é desenvolvido um modelo 3D paramétrico que contém uma série de informações inseridas e configuradas ao longo da modelagem. A partir desse modelo final, é possível gerar a documentação da obra de forma semiautomática, bem como todas as vistas representativas do projeto. Os softwares BIM possuem ferramentas desenho básico e paramétricas pré-instaladas.
Exemplos: AutoCAD Architecture, AutoCAD MEP, Revit, ArchiCAD, entre outros.
Transformando CAD em BIM:
Uma Plataforma BIM é basicamente a “Plataforma CAD” com a adição de ferramentas Paramétricas.
Como um bom exemplo de ferramenta paramétrica temos a palheta “Build” (Construir), ferramenta “Wall” (Parede), que com apenas os comandos básicos de posição e dimensões você insere um objeto que o programa reconhecerá as especificações de uma parede real. A partir do objeto modelado você poderá gerar as pranchas e planilhas necessárias.
Algumas plataformas possuem um conjunto de ferramentas paramétricas pré-instalados, outras você pode adicionar através de Plugins tornando uma base CAD em BIM.
Um bom exemplo, temos o AutoCAD Básico, possui os conjuntos de ferramentas básicas de desenho, exemplo: “Draw”(Desenhar), “Modify”(Modificar), “Annotation”(Anotação), “Layers”(Camadas), e outros.
Em versões BIM, são inseridas ferramentas paramétricas de acordo com a área, como dois bons exemplos termos:
AEC - Architecture Engineering and Construction (Arquitetura, Engenharia e Contrução).
MEP - Mechanical, Eletrical, Plumbing e Piping (Instalações de Equipamentos, Rede Elétrica, Sistema Hidrossanitário).
O BIM transforma um simples desenho, em um conjunto valioso de informações que ampliam as possibilidades de cálculos e otimizações de processos.
Conclusão: