0item(s)

Nenhum produto no carrinho.

(21) 3864-3148
(21) 98922-0995

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Entenda de forma simples a Diferença de CAD para BIM

Entenda de forma simples a Diferença de CAD para BIM
7 de fevereiro de 2023 Nenhum comentário

Os softwares de desenho podem ser divididos em duas metodologias de trabalho: desenho por linha (CAD) e desenho por informações (BIM).

Desenho por linha (CAD):

(CAD - Computer Aided Design (Desenho assistido por computador))

O CAD é uma representação da transcrição do papel para a máquina, eliminando o redesenho e otimizando significativamente o trabalho. É possível alterar a espessura da linha, esconder partes, alterar a escala e muito mais. Os softwares CAD possuem ferramentas desenho básico.

Exemplos incluem o AutoCAD Básico, SketchUp, CorelCAD, IntelliCAD, entre outros.

Desenho por informações (BIM):

(BIM - Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção)).

No BIM, é desenvolvido um modelo 3D paramétrico que contém uma série de informações inseridas e configuradas ao longo da modelagem. A partir desse modelo final, é possível gerar a documentação da obra de forma semiautomática, bem como todas as vistas representativas do projeto. Os softwares BIM possuem ferramentas desenho básico e paramétricas pré-instaladas.

Exemplos: AutoCAD Architecture, AutoCAD MEP, Revit, ArchiCAD, entre outros.

Transformando CAD em BIM:

Uma Plataforma BIM é basicamente a “Plataforma CAD” com a adição de ferramentas Paramétricas.

Como um bom exemplo de ferramenta paramétrica temos a palheta “Build” (Construir), ferramenta “Wall” (Parede), que com apenas os comandos básicos de posição e dimensões você insere um objeto que o programa reconhecerá as especificações de uma parede real. A partir do objeto modelado você poderá gerar as pranchas e planilhas necessárias.

Algumas plataformas possuem um conjunto de ferramentas paramétricas pré-instalados, outras você pode adicionar através de Plugins tornando uma base CAD em BIM.

Um bom exemplo, temos o AutoCAD Básico, possui os conjuntos de ferramentas básicas de desenho, exemplo: “Draw”(Desenhar), “Modify”(Modificar), “Annotation”(Anotação), “Layers”(Camadas), e outros.

Em versões BIM, são inseridas ferramentas paramétricas de acordo com a área, como dois bons exemplos termos:

AEC - Architecture Engineering and Construction (Arquitetura, Engenharia e Contrução).

MEP - Mechanical, Eletrical, Plumbing e Piping (Instalações de Equipamentos, Rede Elétrica, Sistema Hidrossanitário).

O BIM transforma um simples desenho, em um conjunto valioso de informações que ampliam as possibilidades de cálculos e otimizações de processos.

Conclusão:

Em resumo, CAD e BIM são duas metodologias de trabalho diferentes que afetam a forma como projetamos e gerenciamos projetos de construção. O CAD é uma técnica de desenho por linha que permite a transcrição do papel para o computador, enquanto o BIM é um modelo 3D paramétrico que permite a criação de um conjunto de informações para a obra. O BIM é uma evolução do CAD, pois adiciona ferramentas paramétricas que tornam possíveis cálculos e otimizações de processos mais precisos e eficientes.