Sobrado ou Casa Térrea. Qual o melhor?
Sobrado ou Casa Térrea. Qual o melhor?
Na hora de construir, muitas pessoas não sabem qual é a melhor opção: casa térrea ou sobrado. Trabalharemos prós e contras para facilitar a sua tomada de decisão.
O primeiro ponto a considerar ao planejar a construção, são os parâmetros urbanos, as normas que definem o que pode e como pode ser a construção. Segundo ponto são as necessidades específicas dos futuros moradores. O custo poderia ser um tema decisivo. De antemão podemos dizer que, tanto sobrado quanto a casa térrea possuem preços finais equivalentes.
Agora vamos listar os pontos, passo-a-passo, a serem avaliados. Eles auxiliarão na sua decisão.
Aspectos do Terreno:
Alguns pontos são cruciais para sua decisão, tais como: Dimensões, Topografia Características da família, Tamanho da casa desejada. Tudo isso devendo obedecer às normas da Prefeitura. As principais são:
Taxa de Ocupação (TO): A taxa de ocupação é a porcentagem de terra que pode ser ocupada pela projeção do edifício.
Índice de Ocupação ou Coeficiente de aproveitamento (CA): O fator de carga indica a área total, em metros quadrados, que pode ser construída em terra, adicionando as áreas de todos os seus pisos.
Recuo Frontal: Afastamento mínimo definido para o início da edificação.
Afastamentos: Existe vários tipos de recuo que são exigidos, eles vão variar de acordo com o perfil da edificação.
Créditos: https://www.construindominhacasaclean. com/
Sobrado:
Vantagens:
- Aproveitamento do terreno. A construção de um sobrado reduz a ocupação do terreno promovendo espaços livres que podem gerar mais qualidade de vida;
- Espaço íntimo. Facilita a separação de área intima de espaço de visita;
- Saúde. O segundo piso, normalmente, possui melhor insolação e ventilação, ajudando na prevenção de doenças;
- Custos. Reduz o tamanho da área construída do telhado e da fundação.
Desvantagens:
- Mobilidade. A escada é um dos maiores limitadores para idosos e deficientes físicos.
- Saúde. Subir escadas pode ser um excelente exercício. Todavia não é comum nos alongarmos para subir ou descer uma escada. Lesões musculares e ósseas, também problemas angiológicos como varizes, podem ser potencializados com o esforço e impactos oriundos da simples atividade de subir ou descer uma escada.
- Custos. A economia que é realizada com a redução da área construída da fundação e do telhado, pode ser “engolida” pelo custo elevado da construção da escada e a logística de edificar em um segundo piso e o reforço necessário para o aumento da carga estrutural.
- Escada. É a grande vilã, poderíamos montar um artigo somente descrevendo as desvantagens de uma escada, mas vamos nos ate a um. Em um sobrado, sempre haverá uma escada em sua vida. Sabe quando você já está na cama e lembra de beber água?
Casa Térrea:
Vantagens:
- Mobilidade. Uma casa compreendida em um pavimento, a ergonomia e integração dos espações acontece de forma mais fluida e confortável.
- Saúde. Por não possuir escadas. Casas Térreas, normalmente, possuem menos acidentes domésticos.
- Custos. A estrutura é mais simples e despensa a construção de uma escada.
Desvantagens:
- Aproveitamento do terreno. Para terrenos muito pequeno, a casa térrea pode ser um pesadelo pra quem tem família grandes. Pois todo regimento urbanístico possui limitadores de afastamentos e taxa de ocupação do Lote limitando o tamanho da casa.
- Espaço Íntimo. Como todos os ambientes possuem uma ligação próxima, é comum “invadirem” seu quarto ou closet sem esquecer a porta aberta.
- Saúde. A casa limitada a um pavimento, dependerá de bons afastamentos laterais e do gabarito das construções visitas para ter uma boa ventilação e iluminação natural.
- Custos. O alicerce e telhado, possuem praticamente o mesmo tamanho da área da casa.
Referências:
https://www.endepro. com.br/blog/
https://www.vivadecora. com.br/